Se você tem interesse em aprender sobre modelagem em 3D más não está disposto a desembolsar para comprar um programa do gênero que costumas custar muito caro e nem está afim de baixar as versões grátis por serem grandes demais, existe uma solução que não deixa praticamente nada a desejar!
O SculptGL é uma aplicação criado por tephane Ginier que roda diretamente no seu navegador graças às tecnologias WebGL e JavaScript, funciona perfeitamente no Firefox e Chrome.
O programa só está disponível em inglês mas é perfeitamente possível compreender a interface que, por sinal, é bem simples.
O software já traz objetos como esferas e cubos prontos para uso, sendo que você pode moldar a partir dessas formas básicas.
Com um layout descomplicado, o sistema também possui uma série de atalhos para agilizar os projetos.
As principais teclas:
- 0 – 9 : Ferramentas de modelagem
- E : ajuste de profundidade
- R : ajuste de rotação
- N : alterar o eixo de rotação
- Shift : ajustes suaves (manter tecla pressionada)
- Delete : deletar objeto
- Ctrl + Z : desfazer
- Ctrl + Y : refazer
- Setas / w-a-s-d : movimentar a câmera em modo FPS
- T, L, F : ajustar o ângulo da câmera (topo, esquerda, frente)
- Alt + Mouse: movimentar objeto livremente
- Numpad +/- : aumentar/diminuir raio do pincel
- X : ajuste do raio com mouse
Após concluir o trabalho, você pode salvar o arquivo nos formatos REP, SGL, OBJ, PLY e STL — e importá-los posteriormente em outros programas que suportam tais formatos. Quem já utiliza outros programas ou quer experimentar a aplicação com arquivos baixados da web, vale comentar que o SculptGL conta com opções para importação de objetos.
A página do autor tem uma série de objetos que foram criados com o programa e, como podemos conferir, basta um pouco de paciência e prática para criar projetos bem bacanas.
Links:
Aqui para acessar o SculptGL pelo navegador.
Aqui para acessar o Chrome Web Store e instalar no navegador.
Aqui para acessar os projetos disponibilizados pelo autor.