Engine Phaser
Phaser é uma engine para desenvolvimento de jogos em 2D free e open source. Seu projeto está hospedado no github, a engine foi criada por Photon Storm que é uma empresa focada no desenvolvimento com HTML5 e conversão de flash para HTML5.
Um jogo multiplataforma, desenvolvido em Phaser, utiliza mecânicas como o canvas que cria uma área para se desenhar na página e o HTML5 Audio que permite a execução de áudio sem o uso de plug-ins, com controle através de puro JavaScript, isso permite que o jogo seja executado em diversos dispositivos como desktop e Smartphone que reconhecem essas tecnologias, sem auxilio externo de nenhum complemento.
Apesar de existirem outras engines para o desenvolvimento de jogos multiplataforma, como a Unity, a ferramenta Phaser continua sendo a melhor opção para o desenvolvimento de um jogo que será executado em diversos dispositivos. A justificativa para esta ferramenta ser considerada a melhor é de que enquanto um jogo desenvolvido em Unity precisa de um plug-in externo para a execução através de um navegador Web, um jogo desenvolvido em Phaser não necessita de nenhum complemento adicional, além de funcionar sem problemas em navegadores mobile.
Analisando as sua posição neste site, vemos que esta framework tem recebido diversas e contantes atualizações o que mostra que o projeto está forte e em contínua melhoria. Também podemos ver que ela atende a diversos recursos como cálculos de física, colisões, sons, luz e é focado em jogos 2D.
Aqui podemos ver alguns exemplos do que esta engine é capaz de fazer. Veja a sessão games para ver os jogos já feitos como este.
Boa noite, essa engine pelo o que eu vi e incrivel , ainda sou estudante e não entendo muito de inglês , o conteudo sobre o phaser em portugues e altamente limitado , obrigado por esclarecer algumas duvidas, seria otimo uma serie de videos tutoriais sobre o phaser.