Estou dando continuidade ao estudo/desenvolvimento de um jogo 2D, fiquei feliz ao confirmar que este tipo de atividade requer diversas habilidades além da programação, acabei tendo que aprender um pouco sobre pixel art e modelagem 3D também.
Desenvolver um jogo exige um poder de abstração mais profundo do que exigido em aplicações ou sistemas corporativos, além de skills em desenho e modelagem.
Pixel art
Ainda estou tendo dificuldades nesta área como pode ser visto nos desenhos abaixo, mas os resultados tem começado a agradar, graças ao YouTube tenho encontrado muito conteúdo e dicas para fazer não um desenho profissional, más pelo menos agradável.
Apesar de que uma pixel art possa ser criada em qualquer programa de edição de imagem como um simples Paint do Windows descobri programas incríveis que auxiliam e muito na criação de novas artes.
Programas online como
Piskel: https://www.piskelapp.com/
Lospec: https://apps.lospec.com/pixel-editor
Pixelart: https://www.pixilart.com/ que também tem versão mobile.
Só que apesar desses programas incríveis e com a facilidade de usa-los no navegador ainda dei preferencia aos off-line que experimentei durante o aprendizado.
Aseprite: https://www.aseprite.org/
Acabei comprando o Aseprite direto da Steam em uma promoção de black friday e me agradou muito os recursos do programa além da facilidade de uso e muito conteúdo na internet para consultar nos momentos de dúvidas.
Graphics Gale: https://graphicsgale.com/us/
Tão bom quanto o Aseprite o Graphics Gale tem a vantagem de ser totalmente gratuito, infelizmente parece não ter tido atualizações a um bom tempo más ainda assim é um ótimo programa para se iniciar.
Como ainda estou no inicio de tudo que pretendo criar ainda vem muita coisa por aí, logo posto mais novidades sobre como as coisas vão evoluindo.
Como dito acima, encontrei bastante conteúdo no YouTube, e dentre todo conteúdo alguns canais se destacaram para mim:
O canal AdamCYounis da Australia
Canal Indie Power
E o canal Como fazer pixel art